Carnaval: tempo de brincar e se divertir, mas também de proteger a pele!

carnaval

O Carnaval tá aí e todos já estão em ritmo de folia, ansiosos por dar um tempo na rotina e se entregar a dias de praia, sol, piscina e muita animação nos blocos. Você pode (e deve!) brincar, se divertir, viajar e curtir. O que você não pode é deixar de lado os cuidados com a saúde e a proteção da sua pele. Seja qual for o seu destino no feriadão, capriche no nécessaire de viagem e abuse do uso de filtros solares e loções pós-sol e não esqueça de redobrar os cuidados com a hidratação da pele. Adultos ou crianças, todos têm que estar muito bem protegidos para curtir melhor esses dias.

O ideal é que se procure um filtro adequado ao seu tipo de pele. O fator de proteção deve variar entre 15 e 60. Quanto mais clara for a pele, maior deve ser a fotoproteção. Quem tem pele oleosa, deve optar por produtos oil free. O filtro deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado várias vezes durante o período de exposição direta. Não esqueça de passar o produto em regiões como orelhas, pescoço, colo, mãos e dorso dos pés. Os lábios também não podem ser deixados de lado, especialmente nas crianças. E o uso de óculos, chapéus e bonés – sempre associado ao filtro – garante ainda mais proteção.

Repelentes de inseto, de preferência em forma de loção cremosa, também devem fazer parte da lista. Para as crianças, opte por produtos isentos de álcool, que não causam ardência na pele. No caso de crianças comprovadamente alérgicas a picadas de inseto, acrescente à bagagem um creme à base de corticoide não fluorado de baixa potência (à venda em farmácias), que deve ser passado no local da picada.

Uma boa dica para os dias de sol e calor é o uso de águal termal em spray, que pode ser levada até para a praia. Ela promove a hidratação da pele durante a exposição solar, retira o sal do rosto, acalma a pele e evita vermelhidão e aquela sensação desconfortável de ressecamento. O ideal é colocá-la na geladeira e só retirá-la na hora de sair. Quando aplicada gelada, os efeitos são ainda melhores!

As crianças não devem ser expostas diretamente ao sol no período entre 11 e 15h. Vale lembrar que a velha e boa pasta d’água ainda é um ítem indispensável na bagagem dos pimpolhos. Trata-se de um produto inócuo e supereficiente no tratamento de queimaduras solares, brotoejas e assaduras. E aí vai um conselho importante: não deixe os pequenos ficarem muitas horas com sungas e biquínis molhados no corpo, o que cria a condição ideal para a proliferação de bactérias e fungos.
A ingestão de muito líquido (de 1,5 a 2 litros/dia), especialmente água e água de côco, assim como frutas frescas, é recomendada. Verduras, legumes e grãos também devem fazer parte do cardápio.

Cuidados tomados, aproveite o melhor do feriado. Bom Carnaval!!!

Voltar