Cicatriz de acne é coisa do passado

As cicatrizes de acne, aquelas marcas que incomodam e comprometem tanto o visual, podem ser tratadas hoje através de uma série de procedimentos e tecnologias capazes de restaurar e pele e deixá-la como nova.

São peelings e tratamentos a laser, que não só melhoram as marcas, como rejuvenescem, apagam manchas, reduzem rugas e linhas de expressão e conferem novo viço e textura à pele. Opções não faltam e costumo me valer dos chamados tratamentos associados, que combinam várias tecnologias em prol dos melhores resultados.

As tecnologias e equipamentos a laser vêm se aperfeiçoando, a cada dia, com o intuito de oferecer os melhores resultados com o máximo de conforto aos pacientes. Existe hoje um leque extenso de opções de tratamentos a laser não-agressivos e que não tiram o paciente da sua rotina.

Estou sempre atenta aos estudos, pesquisas e novidades nessa área. Em um encontro ano passando na Universidade de Harvard, em Boston, o professor Rox Anderson, o considerado o ‘papa’ e o pioneiro no uso do laser na área de beleza, apresentou vários estudos comparando alguns métodos e o laser fracionado não ablativo foi a grande estrela.

Ele promove miniulcerações na derme e, durante o processo de cicatrização, ocorre a produção de colágeno novo (proteína que dá sustentação à pele), que, por sua vez, regenera a área atingida pelas cicatrizes, preenchendo as depressões e falhas da pele. Resumindo, os lasers fracionados focam sua ação na região a ser tratada e poupam a área ao redor, deixando assim intactas as células saudáveis. São mais eficazes e menos agressivos.

Dentre os lasers fracionados, a nossa preferência para tratar as cicatrizes de acne é o Fraxel, mais recentemente, o laser Fraxel Dual, que nada mais é do que a associação do Fraxel 1550 com o Fraxel 1927, permitindo-nos tratar, em uma mesma sessão, a profundidade e a superfície da pele.

O importante é recorrer sempre a um dermatologista e se certificar que ele seja membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Este profissional irá avaliar cada paciente e prescrever, caso a caso, o programa de tratamento mais adequado as suas queixas, necessidades e características.

Aproveite o inverno, que é a época ideal para tratamentos com lasers, e livre-se de vez destas cicatrizes tão incômodas!

Voltar