Congresso em Paris discute novidades em tratamentos, substâncias e tecnologias para a pele

A Dra. Paula Bellotti acaba de voltar de Paris, onde participou do 15º Meeting Anual do IMCAS, evento que reuniu mais de quatro mil dermatologistas do mundo inteiro e abordou novos tratamentos, substâncias e tecnologias para o cuidado e saúde da pele (face e corpo) e cabelos.

A sensação do meeting desse ano foi o ATX-101, uma substância injetável que dissolve a gordura, ideal para pequenas regiões, como a ‘papada’. O ATX-101 está em fase final de estudo e aprovação pelo FDA. E os resultados são impressionantes!

Entre as novidades discutidas por lá, estão os complexos vitamínicos para os fios. Vale destacar a importância e a necessidade de se cuidar dos cabelos e couro cabeludo desde cedo, pois as mulheres em especial sofrem intensas alterações hormonais ao longo da vida, que pioram a qualidade dos fios e podem levar ao aumento da queda, entre outras queixas. Daí a importância de se ouvir um dermatologista para cuidar da prevenção do enfraquecimento e queda dos cabelos, e não somente recorrer a um especialista quando o problema já estiver acentuado. Uma das novidades em termos de complexo vitamínico, fortalecedor e regenerador capilar é um produto em pó, apresentado em formato de sachê, para ser diluído em água e, então, aplicado. Obviamente que ainda não está disponível para venda, mas é questão de pouco tempo. Fiquem atentas!

Durante o congresso, também falou-se muito sobre novos preenchedores faciais e revisão das técnicas de aplicação atualmente utilizadas. Foram demonstradas as diferenças reais existentes entre as muitas opções hoje disponíveis no mercado e a importância de se escolher a substância ideal e mais segura caso a caso, a fim de se evitar possíveis complicações e obter resultados mais efetivos e duradouros. “É importante sim repor o ácido hialurônico que se perde com o tempo, mas há de se escolher a substância e técnica mais seguras e adequadas para cada paciente. Não podemos jamais banalizar o tema”, afirma Dra. Paula.

Com relação às novas tecnologias, o enfoque maior foi nas técnicas de ultrassom voltadas para a face, que possibilitam atingir e remodelar a também a fáscia muscular superficial (e não somente a pele), tão agredida pelo tempo. É o caso, por exemplo, do Ulthera, já disponível desde o ano passado na Clínica Paula Bellotti, oferecendo excelentes resultados.

Em termos de tratamentos corporais, muitas novidades! Uma delas, que muito em breve estará disponível na Clínica Paula Bellotti, é a chamada radiofrequência fracionada, que trata a gordura localizada, estimulando também a musculatura corporal e se mostrando, portanto, bastante eficaz. “Afinal, não podemos esquecer que músculo e pele estão direta e fortemente ligados, uma vez que o músculo exerce toda a sustentação da pele”, explica Dra. Paula Bellotti, concluindo: “diante de tudo que vi e ouvi nesse meeting de altíssimo padrão na área médica, voltei feliz e com a certeza de que estamos no caminho certo, sempre buscando trazer e ofertar aos nossos pacientes o que há de melhor, mais seguro e eficaz”.

Voltar