Cuidados especiais com a pele durante o inverno

83812863

Você com certeza já percebeu que a sua pele tende a ficar mais ressecada durante as estações mais frias do ano. Mas você sabe por que isso acontece? Segundo a Dra. Paula Bellotti, o grau de higrometria diminui durante o inverno e a pele reage liberando sua água. Além disso, o vento, o frio, o uso de roupas mais grossas e os raios UV em regiões montanhosas agravam o ressecamento. Outro grande vilão é o banho quente. A água em temperatura elevada elimina o manto de gordura presente na superfície da pele e essa camada de oleosidade natural é importante porque ajuda a manter a integridade do tecido, a hidratação e também protege a pele de agressões externas, como o vento e o sol. Por isso, o ideal é o banho morno, com temperatura entre 29°C e 37°C.

Todos esses fatores levam ao ressecamento, que pode causar diversos efeitos negativos na pele. Sem hidratação, o aspecto dela torna-se opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência à descamação. A diminuição dos níveis de água na pele também atrasa diversos processos, causando a degradação de colágeno, a diminuição da elastina, a perda de firmeza e um retardo na regeneração celular, levando ao aparecimento de manchas.

Por todas essas razões, cuidados especiais com a hidratação da pele são extremamente importantes no outono-inverno. Óleos corporais e cremes hidratantes podem ser grandes aliados para proteger a pele do ressecamento e da perda de água. O óleo corporal atua criando um filme na pele, impedindo a perda de água da camada externa, que é responsável por manter a elasticidade e tonificação. É uma boa opção para quem tem pele bastante seca, mas atenção: ele não repõe a hidratação perdida.

Já o creme hidratante é ideal para diminuir o ressecamento da pele. Os seus componentes levam as substâncias até o tecido, que são absorvidas, evitando a perda de água e mantendo a umidade natural. E aí vai uma dica: os hidratantes para usar no inverno devem ter uma consistência mais densa e concentrada para um poder de hidratação maior que os cremes comuns.

A melhor opção é aplicar o hidratante logo após o ritual do banho, quando os poros da pele estão abertos. Já o óleo corporal deve ser usado de uma a duas vezes por semana, durante o banho e enxaguado depois. O uso diário não é recomendado. Em excesso, ele pode tampar os poros e aumentar a oleosidade da pele. Mas atenção! O óleo de banho nunca deve ser passado no rosto.

Curta o melhor da estação sem descuidar da sua pele!

Voltar