Depilação: métodos disponíveis, vantagens e desvantagens

light-sheer-2

Depilação é um assunto que gera grande interesse, porém divide opiniões. Hoje em dia, muitas mulheres optam pela remoção dos pelos e se questionam se eles ainda possuem algum propósito. Segundo a Dra. Bianca Bretas, da Clínica Paula Bellotti, os pelos do nosso corpo funcionam como mecanismo de proteção, principalmente aqueles próximos a orifícios naturais. Os pelos das narinas e ouvidos, por exemplo, atuam como uma espécie de filtro, retendo partículas de poeira e microorganismos. Além disso, nas mulheres, os pelos pubianos são uma primeira barreira de proteção para o canal vaginal. Contudo, de acordo com a dermatologista, a depilação em algumas áreas, como próximo à região genital, pode facilitar a higiene.

Nos últimos cinco anos, houve um aumento considerável da procura pela depilação total, principalmente por uma questão de praticidade. Muitas pacientes alegam também a questão da higiene e outras relatam querer simplesmente se livrar dos indesejados pelos brancos.

A boa notícia é que existem hoje diversos tipos de depilação, cada um apresentando vantagens e desvantagens particulares. No caso da lâmina, as vantagens são a rapidez, o custo baixo e a independência. A desvantagem é o perigo do corte e o fato de a pele ficar mais áspera com o tempo. A cera fira é mais dolorida e pode ressecar a pele, mas os pelos demoram mais a crescer. Já a cera quente, é menos dolorida que a fria. Porém, existe o risco de queimadura e hiperpigmentação.

Hoje em dia, vem crescendo muito a procura pela depilação a laser, que é mais duradora. No Centro Avançado de Laser Paula Bellotti, contamos com tecnologias avançadas para a remoção de pelos, como lasers de diodo e o NDYAG micropulsdo. O Light Sheer Duets é uma técnica de laser de efeito prolongado e indolor, que destrói até 80% dos pelos. Ele atua diretamente na raiz do pelo, enfraquecendo-a e reduzindo com o tempo o aparecimento de novos.

Temos observado também um aumento substancial na procura masculina pela depilação, seja parcial ou total. Isso se deve muito à mudança nos padrões estéticos, que faz com que muitos homens prefiram não ter mais pelos, principalmente na área do tronco. Apesar de muitos deles utilizarem aparelhos específicos para aparar os pelos corporais, é fato que muitos pacientes buscam a depilação a laser incentivados por suas parceiras. A depilação masculina é normalmente mais incômoda, devido à maior espessura do pelo. No caso do laser, técnicas de esfriamento, que aliviam o desconforto, podem ser utilizadas.

Por fim, independentemente do método escolhido, existem cuidados que devem ser sempre tomados na hora da depilação. Dra. Bianca lembra que a lâmina é de uso individual e, portanto, não deve ser compartilhada. Além disso, ela deve ser utilizada no banho sempre com o auxílio de sabonete ou creme específico, que faz com que ela deslize com mais facilidade sobre pele. Já a depilação com cera deve ser feita em peles hidratadas e esfoliadas, evitando assim pelos encravados. A hidratação da pele também é muito importante na depilação a laser, bem como o cuidado com a exposição aos raios solares no pós, a fim de se evitar manchas.

Voltar