É Verão!!! Aproveite o melhor da estação sem comprometer a saúde da sua pele

Finalmente, ele chegou: o verão! Trata-se, sem dúvida, da estação mais esperada e festejada do ano, ao menos para os brasileiros, que amam praia e sol.

Mas é sempre válido lembrar os cuidados que se deve tomar com a exposição solar nesse período de dias longos, noites mais curtas, altas temperaturas e sol a pino. Veja as dicas para você curtir o melhor da estação sem comprometer a saúde da sua pele. Cuidados tomados e nécessaire de praia devidamente equipada, bem-vindo verão!

·A primeira dica é preparar a pele e fazer, um dia antes daquela tão esperada viagem de férias para a praia, uma esfoliação no corpo inteiro, principalmente nas costas, joelhos e cotovelos, áreas que contêm mais queratina e sebo.

·A escolha do filtro solar mais adequado é fundamental! O fator de proteção deve ser levado em consideração e isso varia de acordo com o tom de pele de cada um. O ideal é que se tome sol gradativamente.

·O protetor solar deve ser de amplo espectro, ou seja, ter fatores contra radiação UVA e UVB, e específico para cada tipo de pele. O fator de proteção nunca deve ser menor que 15, mesmo para as peles mais morenas. Dependendo da exposição, o ideal é que seja resistente a água se a pessoa tiver a intenção de nadar. E que tenha ação hidratante e antioxidante (a vitamina E é o antioxidante mais comum nos filtros).

·Vale lembrar de checar sempre a validade do produto, pois algumas pessoas guardam o filtro por um período e, tempos depois, voltam a usá-lo sem perceber que já está vencido. O uso do produto com validade vencida pode causar alergias na pele.

·O filtro deve ser usado diariamente porque a radiação ultravioleta está presente todos os dias, desde que o sol nasce até a hora que se põe. O que varia é o espectro da radiação UVA e UVB em determinadas horas. Portanto, mesmo naqueles dias mais nublados, é necessário usar o filtro solar, pois a radiação atravessa as nuvens.

·O protetor solar deve ser aplicado na pele 20 minutos antes de sair de casa e reaplicado em média a cada duas horas. Não se deve economizar no filtro! A camada tem que ser generosa e áreas como orelhas e pés que não podem jamais ser esquecidas.

·O protetor para o corpo deve ser mais fluido para que não haja dificuldade para espalhar o produto. O mais indicado, neste caso, são aqueles em spray.

·Mesmo quem usa maquiagem com filtro solar, deve aplicar filtro facial, pois o FPS presente nos pós e bases costuma ser baixo e suficiente apenas para pouca exposição solar.

·A proteção não deve se restringir ao filtro solar. O uso de roupas adequadas, óculos de sol com lentes apropriadas, protetor labial, chapéu ou boné e guarda-sol (de preferência de lona), são medidas também necessárias.

·A radiação UV acelera o envelhecimento, pois destrói as fibras de colágeno e altera o DNA das células da pele. Vale lembrar que as lâmpadas também emitem radiação térmica em forma de calor, esta radiação está dentro do espectro da radiação solar. Algumas lâmpadas como as fluorescentes emitem radiação UVB. Portanto, filtro todo dia, o dia todo!

·Quem quer aproveitar o verão e ficar bronzeado de forma saudável, deve fazer uma exposição gradual cedo, antes das 10h da manhã, e aplicar um fator de proteção de acordo com o seu tipo de pele. Sem pressa, em uma semana, a pessoa estará com um bronzeado bonito e sem ter danificado a pele.

·Vale lembrar que existem peles muito claras, que não bronzeiam jamais! Estas são as mais suscetíveis ao câncer de pele. Portanto, nesses casos, o recomendado é o uso do autobronzeador.

·Para um bronzeado mais uniforme, utilize após a exposição bastante hidratante ou loção pós-sol. Assim, o seu bronzeado irá durar mais tempo. Loções calmantes evitam a descamação, a qual não acontecerá se o bronzeado for gradativo.

Voltar