O inverno chegou. Hora de redobrar os cuidados com a pele!

Pele-no-invernoO inverno começou oficialmente no último dia 21 de junho. Então, é chegada a hora de redobrarmos os cuidados diários com a pele para ela se manter saudável e bonita também na estação mais fria do ano. Nesta época, a pele costuma ficar mesmo mais ressecada. Daí a importância de se fazer uma boa hidratação, tanto por meio de cremes mais potentes, quanto através do hábito de beber líquidos, especialmente água. Vale lembrar que, devido às baixas temperaturas, costumamos sentir menos sede, mas nem por isso devemos reduzir a ingestão diária de água, fundamental para o pleno funcionamento de todos os órgãos e também para a saúde da pele.

Uma boa esfoliação também pode ajudar a manter a saúde, o viço e a beleza da pele no inverno. Ela ativa a circulação, uniformiza, remove impurezas e células mortas e estimula a síntese de colágeno novo, deixando a pele pronta para absorver melhor os princípios ativos dos cremes hidratantes e de tratamento. No caso das peles normais a oleosas, a esfoliação pode ser feita semanalmente. Já nas peles secas, a cada 15 ou 20 dias. Quanto aos produtos a serem usados, o melhor é seguir sempre a orientação de um dermatologista, que irá prescrevê-los de acordo com as necessidades e características de cada paciente.

Na hora de hidratar, atenção especial a áreas como cotovelos, joelhos, mãos e pés, que tendem a ressecar ainda mais no frio. Nos lábios, use produtos específicos que mantenham seu nível de hidratação o dia todo. Outra dica para a estação é evitar banhos demorados e muito quentes, que ressecam ainda mais a pele. Dê preferência também aos sabonetes líquidos, que são mais emolientes. E não pense que porque está frio, você pode abandonar o seu filtro solar no fundo da gaveta. Ele deve ser usado diariamente em todas as estações do ano!

Com relação aos procedimentos em consultório, vale lembrar que esta é a melhor época do ano para tratar o melasma, aquelas manchas acastanhadas e resistentes que aparecem em geral na face e incomodam tanta gente. Uma das tecnologias mais eficazes para combater o problema é o Laser Thulium 1927. Os protocolos atuais são feitos com energias mais baixas e com uma ponteira de diâmetro menor, específica para tratar melasma. Ou seja, menos desconforto para o paciente e resultados ainda mais eficazes.

Voltar