Os 10 mandamentos da pele saudável

Muitos pacientes chegam ao consultório sem uma queixa definida, apenas a fim de tratar e cuidar mais da própria pele, melhorar a aparência e, claro, rejuvenescer. Mas nem sempre foi assim… Há alguns anos, as pessoas só procuravam um médico dermatologista quando já apresentavam alguma alteração na pele.

Hoje, isso mudou bastante e os pacientes procuram o especialista para prevenção, seja de uma possível doença de pele, quanto buscando a manutenção da juventude. Esta mudança de comportamento revela uma maior preocupação e conscientização, o que é ótimo!

A maioria dos pacientes anseia por melhorias estéticas, em grande parte ligadas ao rejuvenescimento e aí, acabam criando uma rotina de ir ao dermatologista ao menos duas vezes por ano, o que já é muito bom, tanto em termos de tratamento, como de prevenção de doenças – como o câncer de pele – e acompanhamento da evolução de cada quadro, seja ele de fundo estético ou mesmo patológico.

Como estamos falando de mudanças de hábitos e prevenção, cabe lembrarmos alguns mandamentos básicos, que deveriam ser incluídos na rotina de cada um. Apesar de parecerem simples, eles podem fazer muito pela saúde da sua pele.

1. Evitar sempre a automedicação, como usar o cosmético da amiga, o que se leu em algum lugar etc. O que pode ser bom para a pele de um, pode ser ruim para a de outro.
2. Procurar duas vezes por ano um dermatologista para uma avaliação de rotina. Atentar para o fato de este médico ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma segurança para o paciente.
3. Lavar o rosto pela manhã e à noite com um sabonete adequado ao seu tipo de pele e prescrito pelo seu médico.
4. Usar filtro solar (FPS mínimo de 15) diariamente, também prescrito por um dermatologista e adequado ao seu tipo de pele. Chova ou faça sol!
5. Se sua a pele for ressecada, dê preferência a um hidratante com filtro pela manhã. Esse produto, que também dever ser prescrito pelo seu médico, vai hidratá-la e protegê-la ao mesmo tempo.
6. Jamais durma de maquiagem, retirando-a sempre com produtos adequados.
7. Não deixe de dar atenção também ao seu corpo. Para evitar o ressecamento da pele, use hidratante diariamente, de preferência logo ao sair do banho. Hoje, o mercado oferece inclusive opções in shower para facilitar a vida. Faça disso um hábito!
8. Beba muito líquido durante o dia. Dois a três litros de água podem fazer milagres pela sua pele!
9. Uma alimentação balanceada e variada, composta por frutas, verduras, legumes e grãos também reflete, e muito, na saúde e beleza da pele.
10. Dormir sete horas seguidas também deve ser uma meta em prol da saúde em geral: pele, corpo e mente!

Há muito a ser feito nas clínicas e consultórios em prol da sua pele. São inúmeras as tecnologias, equipamentos e procedimentos hoje disponíveis, mas eu garanto que cumprindo esses dez mandamentos, você já estará dando um passo muito importante neste sentido. Só depende de você!

Voltar