Pele oleosa ou acnéica? Redobre os cuidados no verão!

No verão, temos de intensificar os cuidados diários com a pele, seja com relação à fotoproteção ou mesmo com o ritual de limpeza ou uso da maquiagem mais adequada. É normal a pele ficar mais oleosa na estação. As altas temperaturas geram mesmo esse desconforto e o segredo para mantê-la bonita e saudável na estação é não descuidar jamais e usar cosméticos e produtos de make up próprios para os dias quentes.

O uso de protetores solares e produtos em creme acaba agravando o problema e piorando os casos de acne. Portanto, quem tem a pele acnéica, deve ignorar dois mitos no verão: o de que não se deve usar filtro solar para não aumentar a oleosidade e o que diz que tomar sol ‘seca’ as lesões.

Imediatamente após a exposição solar, a acne pode até apresentar um aspecto melhor, mas se a pele não estiver devidamente protegida, o quadro de infecção pode ser agravado e vir acompanhado de manchas e fotoenvelhecimento. O ideal, nesse caso, é usar filtros à base de gel ou oil free.

Também é fundamental evitar lavar o rosto várias vezes ao dia, um erro muito comum cometido por quem tem acne. O recomendável é lavar o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Ao lavar demasiadamente o rosto, você irá agredi-lo ainda mais e desequilibrar o pH da sua pele, tornando-a excessivamente oleosa.

O uso do sabonete adequado – líquido ou em barra – também deve ser considerado para que o pH da pele não seja alterado.

Cuidados tomados, curta o melhor do verão!

Voltar