Verão: cuidados redobrados com a pele no pré e pós sol

Oficialmente o verão começa no próximo dia 21, mas as altas temperaturas das últimas semanas já nos dão uma amostra do que virá por aí. Trata-se, sem dúvida, da estação mais aguardada e festejada do ano para os brasileiros, mas também aquela que exige mais cuidados e atenção com a pele. É possível curtir o melhor da estação – férias, praia, sol, mar e piscina – sem deixar marcas em nosso rosto e corpo, que possam comprometer a saúde da pele. Para isso, as palavras-chave do verão dever sem: PROTEÇÃO e HIDRATAÇÃO.

Antes de mais nada, vale marcar uma consulta com seu dermatologista, que irá avaliar a sua pele e prescrever os produtos e a rotina de cuidados mais adequados para cada paciente, como qual filtro solar usar no corpo e no rosto, qual o melhor hidratante diário, dicas de cuidados pré e pós sol, substâncias que podem ou não ser usadas na estação e tratamentos que devem ser evitados no período, entre outras várias e preciosas dicas.

Lembre-se: nem sempre os produtos encontrados no necessáire da sua amiga são os mais indicados também para você e, diante da infinidade de marcas e opções que o mercado de beleza hoje oferece, nada melhor do que ouvir um especialista para poupar tempo e dinheiro.

Para um bronzeado saudável e duradouro, duas dicas se fazem importante: fazer uma boa esfoliação corporal antes da exposição solar continuada (ou seja, antes daquela tão sonhada viagem de férias para a praia) e hidratar a pele mais que o usual nesses dias, a fim de evitar o seu ressecamento e descamação, o que, por sua vez, pode gerar manchas e sardas. A exposição deve ser gradual e nos horários de sol mais saudável. Se não for possível a exposição antes das 10h e após as 16h, lembre-se de usar a barraca e redobrar a atenção com a proteção da pele.

Além de procurar um dermatologista, usar os produtos adequados e preparar a pele para a exposição solar, outros cuidados devem ser tomados, como o uso de óculos e chapéus, de filtro solar e cremes mais potentes para proteger e hidratar também os cabelos, reaplicar o filtro a cada duas horas pelo menos ou depois de ficar muito tempo no mar ou piscina, usar produtos específicos para a delicada pele dos lábios, não esquecer de passar o filtro também em áreas como orelhas e peito dos pés, beber bastante água e fazer uma alimentação balanceada, aumentando a ingestão de frutas, verduras, legumes e fibras.

Cuidados tomados, aproveite o melhor do verão sem maltratar ou deixar marcas na sua pele. Sua saúde agradece!

Voltar